Estamos em alerta quanto ao avanço mundial do Coronavírus, batizado como Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde. Com isso, achamos importante falar sobre o assunto.

 

 

O que é Coronavírus?


Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, entre outras possíveis doenças, como: Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

O primeiro caso da doença com isolamento humano ocorreu em 1937, porém apenas nos anos 60 foi dado o nome de Coronavírus devido sua estrutura ter formato parecido com uma coroa. A doença causada pelo novo coronavírus, foi descoberta em dezembro de 2019 onde ganhou o nome de Covid-19.

 

 

Como nos prevenir?


É sempre bom reforçar as medidas que precisamos tomar para nos prevenir, não é mesmo? Então segue as orientações que o Ministério da Saúde nos recomenta:

 

• Lave bem as mãos com água e sabão e use álcool em gel;

• Cubra o nariz e boca com os braços ao tossir e/ou espirrar;

• Se possível, evite aglomerações;

• Mantenha ambientes abertos e bem ventilados;

• Não compartilhe objetos pessoais.

 

Contudo, sabemos que o álcool em gel está escasso em muitas regiões e pensando em outras formas eficazes para nos proteger, vamos colocar aqui a receita de um higienizador que nos ajudará bastante!!!

 

 

HIGIENIZADOR

75 ml de álcool 96

22 ml de água potável

2 ml de triclosan* líquido

2 ml de propileno* glicol

 

*Triclosan: Agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas.

*Propileno glicol: Emoliente.