Você sabe o que é uma pirâmide olfativa, para que serve e como é dividida? Fique por aqui e veja qual nota olfativa combina mais com você e não erre mais na hora de escolher a fragrância exata para representar seu estilo e gosto.

 

Pirâmide olfativa é a combinação de notas - essências - que nos ajudam a entender a estrutura da fragrância. Tais combinações são divididas em 3 grupos nomeados como: notas de cabeça, notas de corpo e notas de fundo, também conhecidas como notas de saída, notas de coração, fixação ou base.

 

As notas de saída / cabeça são encarregadas pelo primeiro aroma que sentimos de determinado perfume. Sua composição é constituída por matérias-primas mais voláteis que podem representar até 20% da fórmula do produto e evaporam com maior rapidez. As famílias e facetas que compõe essa primeira parte da pirâmide (topo), possuem elementos frescos, cítricos e aquosos.

 

Notas de corpo ou também conhecida como notas de coração são fortes e consistentes. Atribuídos à personificação da fragrância, respondem por até 40% da fórmula do perfume. Sendo assim, refere-se à essência do perfume e por ser uma nota tenaz, torna-se o tema principal que geralmente possuem elementos frutais e florais.

 

Terceira e não menos importante parte da pirâmide olfativa são conhecidas como notas de fundo / fixação. Essas são notas pesadas, quentes e cumpridores pelo tempo que o perfume permanece na pele. Seu peso molecular é alto e o aroma se difunde com a nossa epiderme. Podem corresponder por até 50% da fórmula e possuem elementos amadeirados, orientais, gourmand e couro.

 

Vamos de dica?

 

Liste as flores, frutas e temperos que você gosta e então veja as fragrâncias que possuem esse aroma. Assim, os perfumes que possuem essas notas provavelmente vai te agradar muito mais.

 

• As notas de saída / cabeça são as que mais se destacam na hora que espirramos nosso perfume, mas não esqueçam que elas evaporam rapidamente e as notas mais consistentes que ganharão destaque no decorrer do seu dia.